Elas são lindas, magras e perfeitas, mas os pés... Parte mais judiada do corpo das modelos, eles sofrem com saltos altíssimos, sapatos apertados (ou largos demais), horas de ensaios, desfiles, provas de roupas, pisões e por aí vai. Pedimos que as modelos tirassem os sapatos e nos contassem a saga da parte mais judiada do corpo.
Não à toa, as modelos têm os pés machucados, com calos, joanetes... Algumas padecem mais do que outras e há quem faça de tudo para mantê-los impecáveis, caso de Ana Beatriz Barros, 29 anos.
- Vou ao podólogo de uma a duas vezes por semana. Felizmente, não tenho muito calo para uma modelo. Sobrevivi neste aspecto.
A rotina dos pés das mulheres mais belas do país é pesada. Laís Ribeiro, 21 anos, conta que uma colega pisou com um salto enorme em cima dela. A região ficou machucada e dolorida. Paciência. É preciso tocar o barco mesmo assim. - Mesmo com os pés inchados, precisei desfilar. Não tem como adiar o trabalho."
Mas nem todo sofre tanto. Viviane Tiecker, 17 anos, é uma das sortudas, por exemplo.
- Não machuco muito na passarela. Meu pé está dentro dos números oferecidos às modelos [38 e 39], mas, como tenho o calcanhar fino, meu medo mesmo é que o sapato caia na hora H.
Anabela Santos, 26 anos: "Sempre fico com os pés inchados nos dias de desfile, mesmo calçando 39/40. Por isso, opto por calçados baixos e confortáveis."
Indimara Deggerone, 18 anos: "Faço hidratação e sempre estou com as unhas feitas. Como modelo usa muito sapato apertado, tenho algumas feridas nos pés."
Juliana Imai, 26 anos: "Não tenho nenhum segredo ou cuidado especial com os pés. Apenas uso sapatos sem salto nos dias de desfile. Além disso, já me acostumei com os calos e com a passarela."
Laís Ribeiro, 21 anos: "Há três semanas uma menina pisou com o salto bem em cima do meu pé. Mesmo com ele inchado, precisei desfilar. Não tem como adiar o trabalho."
Muriel Beal, 19 anos: "Costumo ter bolhas durante os desfiles, mas encaro isso normalmente. Não tenho podólogo ou algum outro cuidado especial. Uso só um curativo para protegê-los."
Viviane Tiecker, 17 anos: "Não machuco muito na passarela. Meu pé está dentro dos números oferecidos às modelos (38 e 39). Mas, como tenho o calcanhar fino, meu medo mesmo é de que o sapato caia na hora H."
fonte: Eduardo Miranda e Giovani Lettiere
Fashion RIO - junho/2011
Fashion RIO - junho/2011